Orientações e cuidados com o seu cateter no tratamento de quimioterapia

Quando a implantação do cateter port-cath é decidida pela equipe médica (ou por escolha do protocolo de quimioterapia, ou por dificuldades de acesso venoso) temos alguns cuidados especiais para isto.

A colocação do cateter é realizada pelo cirurgião vascular e você será encaminhado a ele, através do seu Oncologista. O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico, pois é considerado uma pequena cirurgia, com duração de aproximadamente 30 minutos. A alta já é realizada no mesmo dia. Para que o cateter seja liberado para uso da equipe de Enfermagem, o cirurgião deverá comunicar o paciente.

O procedimento de punção do cateter é bem semelhante à utilização das veias para a soroterapia, porém com cuidados extras na antissepsia e materiais específicos para uso no cateter. Sua enfermeira irá orientá-lo no momento da utilização.

Além dessas particularidades, temos que cuidar para que o cateter esteja pronto para uso durante todo o tratamento e, por isso, ele deve ser manuseado ao menos uma vez ao mês, seguido de sua heparinização. Este é o nome dado à limpeza de seu cateter.

Após finalizar seu tratamento, seu Oncologista irá combinar com você por quanto tempo o cateter ainda irá permanecer com você e, a partir daí iremos realizar heparinizações mensais de seu cateter. A equipe de Enfermagem irá agendar essa limpeza e informará a você.

Compartilhe "Orientações e cuidados com o seu cateter no tratamento de quimioterapia." e ajude outras pessoas ;)