O apoio psicológico no Tratamento Oncológico - Um dos nossos diferenciais

A psico-Oncologia constitui-se uma área do conhecimento da Psicologia da Saúde, representando uma interface entre a Oncologia e a Psicologia, aplicada aos cuidados com o paciente com câncer, sua família e os profissionais envolvidos no seu tratamento.

O câncer sempre foi visto como sinômino de dor, sofrimento e morte, e, apesar de grandes progressos na área, este estigma ainda se mantêm, fato que gera intenso sofrimento, decorrente do medo e ansiedade que suscitam no momento do diagnóstico. O impacto emocional da notícia gera em alguns casos uma incapacidade momentânea de ouvir o que vem do mundo exterior, devido a intensidade da turbulência que acontece no seu mundo interno.

Desta forma, o psicólogo atua em todas as fases do tratamento com o paciente e sua família, desde o diagnóstico até a sua reabilitação ou em cuidados paliativos, lidando com os aspectos emocionais decorrentes de cada fase. Os cuidados se estendem também aos familiares, pois estes vivenciam dia a dia todas as questões e sofrimentos e também tem sua vida alterada de forma sútil ou significativa, ao longo do curso da doença. Os esforços nos cuidados do paciente e seus familiares visam, portanto, à qualidade de vida, à dignidade e à diminuição do sofrimento.

O trabalho do psicológo acontece em uma proposta interdisciplinar, pois a pessoa não sofre apenas pelos danos físicos, mas também pelas consequências emocionais, sociais, espirituais. Em nosso ambulatório, quando o paciente vai iniciar seu tratamento quimioterápico, a equipe acolhe e fornece todas as informações necessárias ao seu tratamento, pois o paciente informado é mais participativo e reage melhor ao tratamento, o que propicia um fortalecimento do vínculo com a equipe.

Compartilhe "O apoio psicológico no Tratamento Oncológico - Um dos nossos diferenciais." e ajude outras pessoas ;)