Um paciente com diagnóstico de câncer necessita do cuidado psicológico durante todo o tratamento, entenda o por quê

O paciente com diagnóstico de câncer necessita do cuidado de uma equipe de saúde especializada, que se inicia no momento do diagnóstico e se estende por todo o tratamento, visando à sua qualidade de vida.

O diagnóstico de câncer vem associado a diversos mitos e fantasias, o que gera no paciente e sua família intensa angústia, sofrimento e ansiedade. É natural que neste período você às vezes sinta vontade de chorar, sinta medo e faça questionamentos a respeito da sua vida, rotina, tratamentos e prognóstico, portanto, não se assuste! Todos nós precisamos de tempo para nos ajustar e entender as mudanças e para nos familiarizarmos com novas rotinas. Conte com o apoio do psicólogo para te ajudar nesse momento.

• Não existe maneira correta de reagir ao diagnóstico e ao tratamento. Cada um é diferente e tem uma maneira própria de reagir. Respeite-se!

Mantenha suas rotinas o quanto puder. Faça as coisas que sempre gostou de fazer. Tente viver o mais normalmente possível.

• A comunicação com a equipe ajudará no seu tratamento. Tire sempre suas dúvidas! Conte conosco!

Você não está sozinho! As pessoas (familiares, amigos) a sua volta podem te ajudar. Peça ajuda sempre que precisar!

Compartilhe "Um paciente com diagnóstico de câncer necessita do cuidado psicológico durante todo o tratamento, entenda o por quê." e ajude outras pessoas ;)