Como iniciar o tratamento contra o câncer?

A primeira coisa é manter a calma, vamos te ajudar a entender o que fazer depois de descobrir o câncer.

    O Unicoo Oncologia Clínica é um espaço destinado exclusivamente para pacientes com câncer, com toda estrutura e capital humano necessários para o tratamento em suas diferentes fases e aspectos. Acompanhe passo a passo como você deve proceder para dar andamento ao seu tratamento.

  • Passo 1

    Você ou um responsável deverá ligar em um dos telefones (19) 3464-9510 | (19) 3464-9521 | (19) 3464-9569 ou comparecer pessoalmente na recepção para agendar sua primeira consulta com o médico oncologista.

  • Passo 2

    Nesse dia, é muito importante chegar ao ambulatório no horário agendado, portando seu documento de identidade, cartão do convênio de saúde e todos os exames realizados.

    Caso você não possa comparecer à primeira consulta, seu responsável deverá comparecer munido de carteirinha, biopsia original e todos os exames recentes, que o médico fará os encaminhamentos e orientações.

  • Passo 3

    O Assistente de relacionamento irá acomodá-lo e aos seus familiares em uma sala reservada. Você receberá orientação sobre o objetivo da consulta com o oncologista, o funcionamento do ambulatório, conhecerá a equipe médica/multiprofissional e o espaço físico.

    Este também é o momento para esclarecer suas dúvidas e reforçar sobre os seus direitos como paciente. Ao término do atendimento, você será encaminhado para triagem com a equipe da Enfermagem.

  • Passo 4

    Ao término da triagem com a equipe da Enfermagem, você retornará com o Assistente de Relacionamento, que irá agendar a consulta com o médico oncologista na mesma data. É importante lembrar que na primeira consulta você deverá estar acompanhado.

  • Passo 5

    Após a consulta e solicitação de exames complementares realizados pelo médico, você receberá orientações para o tratamento prescrito pelo mesmo.

Tratamento
Visando manter um ambiente tranquilo, somente será permitida a presença no ambulatório de Oncologia de um acompanhante por paciente (ambos os sexos, acima de 18 anos), exceto gestante.

O ambulatório de Oncologia fornecerá todo suporte alimentar e hídrico que necessitar durante seu tempo de permanência.

O seu tratamento será preparado por farmacêuticos treinados e qualificados. Os medicamentos serão administrados por uma equipe de enfermagem capacitada.

Mas o que é quimioterapia?
A quimioterapia é um dos tipos de tratamentos que utiliza medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, intravesical, subcutânea, tópica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. Os medicamentos quimioterápicos atuam sobre todas as células do corpo, inclusive as saudáveis.

É importante que você compareça a todas as consultas e sessões de quimioterapia para o sucesso do seu tratamento.