Saiba quais são as principais ações que serão obrigatórias para o eSocial a partir de 2019

A partir de janeiro de 2019 todas as empresas deverão prestar informações ao eSocial com relação a Medicina e Segurança do Trabalho. Você sabia? Conheça abaixo algumas informações que precisarão constar na plataforma online:

Todas as empresas precisarão ter os laudos atualizados no LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) e no LTIP (Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade).

Os exames médicos também precisarão estar documentados no ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), no prazo correto, principalmente em caso de admissões.

O programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) precisarão estar em perfeito funcionamento, com seus empregados fora de riscos. Independente do porte da empresa, havendo um ou mais empregados, é obrigatório a implementação dos dois programas citados.

Documentações relacionadas a proteções individuais (EPI) ou coletivas (EPC) precisarão constar registradas na plataforma online, como: comprovação de uso, eficácia, higienização e manutenção dos equipamentos, bem como todos os treinamentos realizados.

Agora, todos os programas e laudos de saúde precisam ficar armazenados pela empresa por pelo menos 20 anos. Alguns exames devem ser mantidos por até 40 anos.

Todas as atividades que envolvem riscos para o colaborador, só devem ser realizadas por profissionais treinados e qualificados para aquela atividade. Para isso, será necessário incluir no eSocial os comprovantes de treinamentos.


Agora que você já conhece algumas das tarefas a serem cumpridas até 2019, entre em contato com um de nossos consultores.

Será um prazer continuarmos essa conversa pessoalmente:
19 3113-9325 ou 3113-9323
comercial@unicoo.com.br


Compartilhe "Saiba quais são as principais ações que serão obrigatórias para o eSocial a partir de 2019." e ajude outras pessoas ;)